Conheça um pouco sobre Enfermagem Forense


Você conhece o que é Enfermagem Forense?

Um tema ainda pouco divulgado para os profissionais de enfermagem, teve início nos Estados Unidos na década de 1990, mas no Brasil o exercício já é realidade. Apesar de ser uma área bem desenvolvida internacionalmente, como Canadá, Austrália, Inglaterra, Japão, Peru, Coréia, Índia, Suécia e Itália. O nicho forense assemelha-se e chama atenção com os seriados de ficção criminal, que utilizam a perícia e investigação para resolução de casos, em muita das vezes são casos complexos. A primeira Especialização em Enfermagem Forense no Brasil teve início em março de 2016. Pensando em seguir esta carreira? Confira algumas informações interessantes sobre a área da Enfermagem Forense.


Mas o que faz um Enfermeiro Forense?


Nos países da América Latina o tema vem crescendo a cada dia. No Brasil o Conselho Federal de Enfermagem reconhece a especialidade através da Resolução Cofen Nº 581/2018. O profissional de enfermagem forense é responsável por prestar atendimento especializado às vítimas, e aos agressores. O profissional forense liga os aspectos legais a área de ciências da saúde, ou seja, recolher e preservar provas e vestígios, prestar depoimentos em casos e consultorias, investigação e interpretação clínica de lesões forenses no vivo ou no cadáver em resultado de maus tratos, abuso sexual e outras formas de violência.

A Enfermagem Forense está em progressão, dentre as áreas legais de exercício conforme as Competências Técnicas da Enfermagem Forense, as atuações e abordagens especializadas para atendimentos são em casos de violência sexual, sistema prisional, psiquiátrica, perícia, assistência técnica e consultoria, coleta, recolha e preservação de vestígios, pós-morte, desastre em massa, missões humanitárias e catástrofes, maus-tratos, traumas e outras formas de violência nos diversos ciclos da vida.

A primeira especialização no Brasil teve inicio no ano de 2016 em Pernambuco. No Amazonas a marca COAENF é conveniada com o Instituto de Especialização do Amazonas – ESP e recomenda o curso de Pós-graduação Lato Sensu em Perícia Criminal e Investigação Forense.

Quer conhecer mais sobre o tema?


Então anota aí, dia 14 de novembro, das 13h às 20h, no Manaus Plaza Shopping – Instituto de Especialização do Amazonas (ESP), ocorrerá o 1º Workshop Amazonense de Enfermagem Forense, com simulação teórico-prática, o objetivo é despertar e trazer uma nova percepção de atuação para a enfermagem amazonense.Para realizar a inscrição acesse o site e selecione a aba de eventos www.coaenf.com ou pelo link direto de inscrição https://goo.gl/o8Rux1.

#Enfermagem #Forense #Workshop #Evento

47 visualizações