![](https://static.wixstatic.com/media/f27e09_f4b2acdd9eec4325902e1273128cdf5d~mv2.jpg/v1/fill/w_980,h_551,al_c,q_85,usm_0.66_1.00_0.01,enc_auto/f27e09_f4b2acdd9eec4325902e1273128cdf5d~mv2.jpg)
Nota de Esclarecimento sobre Ataques à Democracia, Educação, Intelectualidade, Inovação, Ciência e Tecnologia no âmbito da Marca Coaenf (Projeto Edutech) nascente da Universidade Federal do Amazonas - UFAM.
O Projeto Edutech Coaenf vêm a público manifestar seu posicionamento diante dos ataques e tentativas de desestabilização que têm comprometido, de maneira clara e grave, a integridade de suas atividades, bem como, da educação, da ciência, da inovação, e da liberdade intelectual que são pilares constitucionais garantidos pela Constituição da República Federativa do Brasil de 1988.
Nos últimos tempos, a Marca Coaenf, nascente nos corredores e assentos da Universidade Federal do Amazonas - UFAM, tem sido alvo de múltiplos ataques cibernéticos, culminando no hackeamento e corrompimento de suas bases de dados e na possível perda de informações vitais de seu titular, incluindo escritos e registros acadêmicos de grande valor intelectual. Estes dados, gerados dentro da universidade, são fruto de processos criativos e de inovação científica que visam ao desenvolvimento da educação e ao fortalecimento da inteligência coletiva - Anais de Eventos, Artigos e Resumos Técnicos e Científicos em Revista e ISSN 2595-7724, fundamentais para a construção do conhecimento livre e democrático.
Salienta-se que o Sistema de Segurança é particular, adquirido da Marca Empresa Kaspersky Plus 21.19.7.527 (b) - 2024 - uso exclusivo para impedir e enfrentar tais infiltrações cibernéticas em dispositivos pessoal e empresarial. As consequências desse ataque vão além da simples violação de dados.
Este ataque está intrinsecamente ligado a um cenário de desrespeito e imoral aos princípios constitucionais da democracia, da educação como direito fundamental, e da ciência e tecnologia como motores de progresso e justiça social. Atentar contra as iniciativas educacionais e de inovação de quaisquer indivíduos, bem como, deste Pesquisador/Editor/Organizador/Produtor de Conteúdo <ID Lattes: 5325434325448871>,e do Projeto Edutech Coaenf, é atacar as bases de nossa constituição, que garante o direito à educação, à livre manifestação de pensamento, e ao desenvolvimento científico e tecnológico seja em ambiente universitário ou extra-universitário.
Em decorrência de invasões similares e não tão graves em dispositivos de armazenamentos como Hard Disk - HDDs, originou-se o Ofício nº 3.120/2022-GS/SSP-AM exarado pela Secretaria de Segurança Pública do Estado do Amazonas - SSP/AM, com a solicitação para que fossem adotadas providências urgentes para investigação e resolução de incidentes com usos de tecnologia de Poder de Estado. O ofício foi encaminhado para o Departamento de Inteligência de Polícia Judiciária - DIPJ/PC, com a finalidade de apurar as responsabilidades e adotar as medidas cabíveis.
Contudo, até o presente momento, o cenário permanece sem solução, e não houve uma resposta substancial ou narrativa clara por parte das autoridades competentes. A falta de esclarecimento e de ações efetivas em relação ao ocorrido colocou em risco não apenas a integridade dos dados afetados, mas também a confiança das instituições públicas de segurança e governo, para com o livre exercício da educação, acadêmico e científico nas medidas de proteção à propriedade intelectual e à segurança digital.
O Projeto Coaenf reiteram seu compromisso com os valores constitucionais, com o direito à educação, com a liberdade de expressão e pensamento e com o desenvolvimento da ciência e da inovação. Invoca-se publicamente, assim, para que as autoridades competentes redobrem seus esforços na resolução deste caso, garantindo a integridade das instituições acadêmicas, a segurança dos dados e a continuidade do trabalho intelectual desenvolvido dentro ou fora de âmbitos de ensino.
Este idealizador nunca deixou de autuar e atuar para impedir as afrontas à democracia, com isso, retaliações, mas não obstante e incansavelmente atuará como sempre, para recuperar as informações comprometidas e garantir que a liberdade educacional e o direito ao conhecimento não sejam cerceados por ações de IDEOLOGIAS TENDENCIOSAS E NAZISTAS que baliza contra os princípios fundamentais de nossa democracia escondidos em bastidores e gabinetes do NOSSO ESTADO DEMOCRÁTICO DE DIREITO.
![](https://static.wixstatic.com/media/f27e09_54a708f6c87b49b8a025a47001018d94~mv2.jpg/v1/fill/w_766,h_540,al_c,q_85,enc_auto/f27e09_54a708f6c87b49b8a025a47001018d94~mv2.jpg)
Atenciosamente,
Thiago Vital Barroso
Diplomado - Egresso da 61' Turma de Bacharelados em Enfermagem pela Universidade Federal do Amazonas (UFAM)
“Honra ao Mérito pela Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas por trabalhos dedicados em prol da saúde e da vida no âmbito da sociedade amazonense e em comemoração pelo Dia Internacional da Enfermagem.” 2018
Projeto Edutech Coaenf - Marca Registrada no INPI.
Manaus (AM), Brasil - 06 de dezembro de 2024.
Comentários