top of page

Dicas de Saúde | Afecção estética conhecida popularmente como vasinhos, ou Telangiectasia

Afecção estética conhecida popularmente como "vasinhos", de nomenclatura científica Telangiectasia, discutida em meados do século XX. Hoje, conta com diversos procedimentos invasivos e não invasivos para amenização e controle, seja mais comumente em membros inferiores, rosto ou na asa do nariz, também podendo surgir nos pés.


Apesar de fatores genéticos, a ingestão de medicações podem desencadear o distúrbio vasocapilar, mais comumente no sexo feminino. Fator de exposição solar, alcoolismo, gestação, e a idade são alguns contribuintes para o desenvolvimento do quadro anti-estético.



Mas sabia que as varizes podem se apresentar de diversas formas, desde pequenas linhas avermelhadas até "bolas" que saltam da pele? Sim, as varizes de um modo geral, podem se apresentar em vários estágios de evolução. Apresenta-se algumas definições conforme Dr. Enio Barreto (Cirurgião Vascular e Angiologia, Mestre em Cirurgia). Teleangectasias: conhecidas como vasinhos ou varicoses, são veias superficiais na pele, avermelhadas ou azuladas, que apresentam a espessura de um fio de cabelo. Comumente leva a um incômodo estético importante, podendo estar presenta nas coxas, pernas, glúteos, também em face, tronco e nas costas. Microvarizes: são veias maiores, com trajetos mais longos e azulados. De uma maneira geral, são as veias nutrícias, que alimentar os vasinhos. Varizes: são veias mais calibrosas, dilatadas, tortuosas, de coloração azulada, localizadas no subcutâneo (abaixo da pele), causando saliência na pele. Geralmente causam dor, sensação de peso ou cansaço nas pernas associado à inchaço e podem evoluir com sérias complicações. Portanto, essas classificações justificam a importância de uma consulta prévia! Identificando os fatores, caso, ou estágio das varizes, vai determinar um tratamento ideal para você. Compartilhe com quem está em dúvida se seus vasos aparentam ser vasinhos ou varizes. Visite o perfil oficial e agende sua avaliação clínica.


Instagram

Dr. Enio Barreto



3 visualizações

Comments


bottom of page