Introdução sobre o mercado internacional:
Segundo a Organização Mundial da Saúde - OMS, em dados divulgados no ano de 2020, atestam existir 27,9 milhões de profissionais de enfermagem atuando em todos os países. Salienta-se que 19,3 milhões fizeram um curso de graduação na área. Os demais são técnicos ou auxiliares.
Impacto da procura por vagas internacionais:
A estatística da Organização não diz respeito ao campo de mercado de trabalho, mas à necessidade social. O principal déficit se concentra nos países com menor desenvolvimento econômico. A relevância é que os países desenvolvidos também sofrem com a falta de profissionais de enfermagem – principalmente por conta das doenças e senilidade que é o envelhecimento populacional, aumentando a demanda por cuidados hospitalares ano após ano.
Relevância do tema:
Contornando este problema de desinformação, vários países estão se mobilizando para contratar profissionais. O Reino Unido, por exemplo, tem planos de recrutar 50 mil enfermeiros até 2024 para trabalhar no NHS, uma espécie de SUS britânico. Eles estimam que 12 mil profissionais virão de outros países.
Já a Alemanha prevê uma estimativa de 300 mil vagas de enfermagem a serem preenchidas até 2030. E sabe que vai precisar de profissionais de outros países formadores para preencher a demanda. Enquanto que o Canadá fez algo parecido. Em 2021, realizou um programa piloto de imigração para atrair 20 mil profissionais de saúde. A Austrália é um país desenvolvido que busca e facilita a entrada de enfermeiros interessados em trabalhar no país.
Mobilidade profissional:
No Brasil, o Conselho Federal de Enfermagem - Cofen, detém em sua base de dados, uma expressão de mais de 3 milhões de brasileiros no setor, sendo 471 mil auxiliares, 1,8 milhão de técnicos e 749 mil enfermeiros.
Além disso, com uma formação continuada no setor da saúde, as instituições universitárias e multicampi brasileira têm preparado enfermeiros com alto grau de especialização, mestrado e doutorado, com formação holística, o que detém de valor e diferencial nas fases de recrutamento e seleção no exterior.
Uma diferenciação dos profissionais enfermeiro brasileiro é que a sua formação é generalista, tendo acesso há mais funções dentro de um hospital, ambulatório ou de uma clínica e sabe trabalhar com diversos públicos crianças, adultos e idosos. Essa formação é muito prestigiada no exterior, pois, diferente de profissionais formados em outros países, que são setorizados, o enfermeiro brasileiro acaba demonstrando desenvoltura dentro de diversas áreas.
Mas, é claro que buscar uma oportunidade lá fora tem seus desafios e estigmas. Por isso, é tão importante se preparar para uma carreira internacional. E isso é possível desde a graduação, bem como, intercâmbios e participação em processos de recrutamento e trilhas internacionais. Um diferencial para qualquer currículo, não é mesmo?
Saiba mais sobre o evento e esteja preparado para uma carreira internacional de sucesso aqui ou em qualquer lugar do mundo.
Sobre a palestrante:
"Enfermeira desde 2011, com experiência em ambientes críticos, como o SU e UCI, tem pós-graduação em enfermagem tropical, mestrado em saúde pública internacional. Exerceu enfermagem no Reino Unido, Arábia Saudita, Portugal e Quênia. Atualmente, ajuda outros profissionais de saúde a encontrar oportunidades de carreira no estrangeiro. Como consultora de recrutamento e conselheira clínica na Vitae Professionals, direciona profissionais para os EUA, Arábia Saudita, Irlanda, e com ênfase no Reino Unido."
Informações sobre inscrições:
As inscrições podem ser realizadas unicamente através da Plataforma Sympla, em endereço eletrônico (https://www.sympla.com.br/o-mercado-internacional-e-as-modalidades-de-habilitacao-e-mobilidade-de-exercicio-de-enfermagem__2590631), até o dia 06/09/2024. Lembrando, o evento será on-line (streaming), gratuito, porém tem-se a opção de modalidade de inscrição com emissão de certificado, mediante uma taxa administrativa de R$ 4.00 (quatro reais), sendo enviado diretamente ao e-mail cadastrado no ato da inscrição. Pede-se aos interessados que fiquem atentos aos dados informados, e se estão corretos, para não perderem nenhuma informação importante sobre o evento e oportunidades, pois a palestrante é recrutadora e terá acesso aos dados dos inscritos.
Informa-se que os dados deste evento serão tratados conforme preconiza a Lei de Acesso à Informação (LAI) e a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD).
CEO - Coaenf
Comments