top of page

Condenados! Luta, Resistência e Justiça: 25 anos de impunidade, após o assassinato de Edma e Marcos Valadão - Autores da denúncia e dossiê que deflagrou a Operação Predador da PF

No dia (17/04), após 25 anos de impunidade, ex-integrantes de partido comunista, do Coren-RJ e do Cofen foram condenados pela justiça do RJ por comandar corrupção no Conselho Federal e Regionais de Enfermagem, e por assassinar os profissionais de enfermagem Edma Rodrigues Valadão e Marcos Otávio Valadão (alvejados em 20/09/1999, quando saiam de casa, para o trabalho no Engenho, na Zona Norte do Rio de Janeiro).



Foram condenados Gilberto Teixeira Linhares (26 anos de prisão), Wenceslau Caldeira Constantino, que integraram gestões no Conselho de Enfermagem do Rio de Janeiro (Coren/RJ), e o miliciano Alfredo Coelho Cavalcanti Filho .


Vale recordar que em 2005, a Organização Criminosa (ORCRIM) que tomou o Cofen para cometer diversos crimes e desvios de erário, foram presos na Operação Predador da PF, e do Ministério Público da União, através da cooperação de denúncias dos profissionais vítimas do Sistema.


No dia do assassinato (20/09/1999), Marcos e Edma, estavam em atuação do exercício para uma Conferência Estadual de Saúde, e sofreram emboscada com consequente alvejamento na Avenida Marechal Rondon. A sentença foi divulgada no dia 18/04/2024 pelo II Tribunal de Júri, depois de 25 anos.


À época, os membros da seção do Rio de Janeiro (ABEn) e Sindicato de Enfermeiro do Rio de Janeiro, mostraram em sua trajetória a verdadeira e sombria face e interesse que todos os integrantes quando ocupam são capazes de fazer, para enriquecer e se perpetuar no poder das instituições políticas e de representação da classe de profissionais que hoje, nos dias atuais, detém mais de 3 milhões de inscritos.


A luta silenciosa foi fragmentada por diversos estados durante todos os anos, de história da enfermagem em salas de aulas para nunca ser esquecida, das reivindicações, observando, registrando e denunciando, desde os atos dos movimentos estudantis, universitário e profissional.


Direita Presente!

5 visualizações

留言


bottom of page