top of page

A SOBECC participará da 5.ª edição do Congresso Amazônico de Enfermagem

A Associação Brasileira de Enfermeiros de Centro Cirúrgico, Recuperação Anestésica e Centro de Material e Esterilização, confirmam participação junto à 5.ª edição do Congresso Amazônico de Enfermagem, evento da marca Coaenf. Terá dois debates temáticas virtualmente no dia 16/11/2023, das 14h00min às 16h00min, além da apresentação de temas, e medidas de vínculo com a associação.



A marca Coaenf tem o prazer de divulgar os dois itens, confirmando a programação, são eles:


1) Segurança no bloco operatório;

2) Prevenção e infecção do sítio cirúrgico.


Ambas as temáticas serão de 40 minutos, com debate de 10 minutos, no horário de 14h00min às 16h00min. Inscrições: https://www.coaenf.online/2023


Conheça um pouco da história da SOBECC. Surgiu em 1982, através de um grupo de enfermeiros de Centro Cirúrgico, integrantes da Associação Brasileira de Enfermagem São Paulo (ABEn-SP), onde, entenderam que era preciso realizar discussões focadas na prática de enfermagem e pesquisas científicas sobre a assistência prestada no Bloco Operatório. Com base nessa demanda, os profissionais criaram o Grupo de Estudo em Centro Cirúrgico e Centro de Material (GECC).


Nove anos depois, o GECC já tinha tamanho e influência suficientes para se transformar numa sociedade voltada à educação continuada dos profissionais da área. Assim nasceu a SOBECC, no dia 4 de setembro de 1991, inicialmente apenas como Sociedade Brasileira de Enfermeiros de Centro Cirúrgico. Nessa ocasião, constituiu-se a primeira diretoria, que foi presidida pela enfermeira Ana Maria Ferreira de Miranda, uma das precursoras do então GECC.


Vários colegas contribuíram sobremaneira para o desenvolvimento do grupo no começo de sua atividade, especialmente a enfermeira Nazaré Pellizzetti, que, como presidente da SOBECC nas gestões 1995-1997 e 1997-1999, deu prosseguimento à proposta de trabalho do GECC e, dentre outras realizações, desenvolveu a Revista SOBECC, que se consolidou como uma publicação vital para orientar a prática dos profissionais de enfermagem do Bloco Operatório e segue até hoje sendo referência como uma publicação trimestral e atualmente é chamada de SOBECC com Você.


As conquistas continuaram nas gestões 1999-2001 e 2001-2003, sob o comando da enfermeira Joana Lech. Nesse período, a SOBECC passou a ministrar treinamentos para outros seguimentos, como profissionais de vendas de produtos para a saúde e lançou as Práticas Recomendadas, primeiro guia de referência na área, que hoje são as Diretrizes de Práticas de Enfermagem Cirúrgica e Processamento de Produtos para a Saúde que estamos na 7ª edição. Como resultado da dedicação do grupo, sobretudo da enfermeira Sirlene Aparecida Negri Glasenapp, a SOBECC ainda conseguiu adquirir sede própria em 2002, consolidando a evolução em que apostaram os fundadores do GECC há mais de 24 anos.


Em 2008, durante a gestão de Jeane Aparecida Gonzalez Bronzatti, a SOBECC alcançou voos maiores trazendo para o Brasil a realização do 5º Congresso Pan-Americano de Esterilização, evento internacional que aconteceu em conjunto com o 6º Simpósio Internacional de Esterilização e Controle de Infecção Hospitalar da SOBECC. Um grande marco para os eventos científicos da Associação.


Em 2010, durante a gestão de Janete Akamine, a SOBECC participou do 11º Congresso Mundial de Esterilização também realizado pela primeira vez no Brasil e em um país da América Latina e criou o curso para título de especialista.


Desde então, a SOBECC a cada gestão aprimora o seu reconhecimento e credibilidade nacional e internacionalmente.


Durante a gestão de Marcia Takeiti, de 2013 a 2017, a SOBECC deu grandes passos. Além de manter a tradição anual dos eventos científicos, houve grandes marcos como a compra do prédio da nova sede, situada na Alameda Santos, em São Paulo, indexação da revista científica da SOBECC e o lançamento do novo formato das Diretrizes Práticas.


Chegando a nossa gestão atual, presidida por Giovana Abrahão de Araújo Moriya desde 2017 e que seguirá até 2021, o movimento da SOBECC não para. Foi lançado o evento Jornada Científica, que leva conhecimento e atualização para os profissionais da enfermagem perioperatória de diversas regiões do país, cursos de educação à distância, ampliação da presença digital da Associação, atualização do novo estatuto, estruturação da equipe técnica e administrativa, alteração da logomarca, mudança de sede com a criação do primeiro Centro de Simulação Realística, que contempla a ambientação de um Centro Cirúrgico e um Centro de Material e Esterilização, além da produção da 8ª edição das Diretrizes Práticas de Enfermagem, que será apresentou-se em 2021.

Reconhecimento internacional e nacional


A SOBECC está associada a International Federations Perioperative Nurses (IFPN) desde 1999. É representada por membro da diretoria no Fórum Mundial de Esterilização (WFHSS) no comitê executivo desde 2008 e, além disso, mantém parceria constante com a Association Operating Room Nurses (AORN).


Em 2019 entrou como membro fundador da FELACEH (Federação Latino-Americano da Ciência de Esterilização Hospitalar).


No Brasil é membro do conselho consultivo do Instituto Ética e Saúde e atua em frentes colaborativas com a ANVISA (Agência Nacional da Vigilância Sanitária) para consultorias técnicas.


Fonte: https://sobecc.org.br/

Ofício n.º 162/2023 - SOBECC com aditivos.

10 visualizações

Comments


bottom of page