REGIMENTO PARA INSCRIÇÃO DE TRABALHOS CIENTÍFICOS

4º CONGRESSO AMAZÔNICO DE ENFERMAGEM

 

Manaus, 12 de março de 2019.

 

NORMAS GERAIS

A Comissão Organizadora, comunica através do disposto a seguir que as regras para as inscrições e submissões de trabalhos científicos ao 4.º Congresso Amazônico de Enfermagem – 4.ºCOAENF reger-se-á por estas normativas.

1 – INFORMAÇÕES GERAIS

1.1 – Os resumos serão analisados quanto à adequação, à proposta do evento e ao cumprimento das normas de apresentação definidas por este regimento;

1.2 – A não-observância dos critérios estabelecidos impedirá a aceitação do trabalho;

1.3 – Cada participante poderá enviar no máximo 03 (três) trabalhos como autor principal, seja, pesquisa e ou extensão, podendo também ser 01 (um) em cada categoria;

1.4 – Será emitido apenas 01 (um) certificado por trabalho aprovado, com o nome do autor principal, constando também os nomes dos demais co-autores, o título do trabalho e a forma de apresentação;

1.5 – Serão aceitas revisões bibliográficas;

1.6 – Não serão aceitos trabalhos de autores diferentes que sejam versões modificadas (duplicadas) do mesmo trabalho;

1.7 – Todos os trabalhos inscritos, aceitos e devidamente apresentados serão publicados no Anais do Congresso Amazônico de Enfermagem. v.4, n. 1, 2019. ISSN: 2595-7724. Será disponível em até 30 dias após o término do evento no site http://www.coaenf.com/anais, sob a forma de mídia digital;

1.8 – A data limite para o envio dos resumos será o dia 31 de maio de 2019 às 23h59min;

1.9 – Todos os relatores de trabalho deverão estar inscritos devidamente no evento, sendo o apresentador do trabalho definido como autor da produção; ressalta-se que será necessário ter realizado o pagamento da inscrição, antes de submeter os resumos para avaliação;

1.10 – Trabalhos relacionados à pesquisa envolvendo seres humanos deverão seguir as Normas Regimentais do Conselho Nacional de Saúde;

1.11 – Os conteúdos científicos e éticos dos trabalhos são de inteira responsabilidade dos autores;

1.12 – Orientações e dúvidas sobre este regimento podem ser dirigidas através do e-mail: diretoria@coaenf.com.

1.13 – Os casos omissos serão analisados pela Comissão Executiva do evento.

 

2 – CATEGORIAS TEMÁTICAS

 

Os resumos deverão se enquadrar nos seguintes eixos temáticos:

I. “Tendências no mercado de trabalho em enfermagem”.

II. “Aspectos legais para o protagonismo da enfermagem”.

III. “Contexto e aspectos de formação em Enfermagem”.

 

3 – TIPOS DE RESUMOS

 

3.1 – Poderão ser enviados resumos no formato de Produção Científica e Relatos de Experiências e/ou Vivências;

3.2 – O resumo é classificado na forma de apresentação: comunicação coordenada.

 

4- CADASTRO DO RESUMO

 

4.1 - Preencher o formulário de cadastro de resumos presente no site do evento www.coaenf.com/2019.

I. Identificar o autor responsável pelo cadastro e seus dados;

II. Autores: Serão aceitos no máximo 6 autores por trabalho submetido, sendo 01 (um) autor principal e 05 (cinco) co-autores.

III. O relator do evento será o autor principal inscrito e devidamente apto a submissão de trabalhos;

a. Os dados fornecidos para todos os autores são os mesmos e devem ser preenchidos corretamente, uma vez que serão utilizados para a impressão do certificado.

b. Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

c. É de responsabilidade do participante o registro desse item.

IV. Os dados do orientador e/ou coordenador, do projeto e/ou pesquisa e do trabalho deverão ser preenchidos de acordo com o formulário de cadastro.

V. Ao submeter o resumo o autor autoriza a publicação do mesmo nos Anais do Congresso Amazônico de Enfermagem (ISSN 2595-7724).

4.2 - Os trabalhos serão analisados por uma Comissão Científica designada pela Comissão Executiva e será composta por profissionais Enfermeiros requisitados no tema/eixos.

 

5- CRITÉRIOS EDITORIAIS DO RESUMO

 

5.1 – NORMAS PARA FORMATAÇÃO DO RESUMO

I. Os trabalhos que forem submetidos deverão estar obedecendo os requisitos para envio de resumo, sendo indeferido aqueles que assim não o fizerem.

II. Os trabalhos selecionados serão distribuídos de acordo com a modalidade de apresentação e eixo temático escolhidas pelos autores.

III. O corpo do resumo deverá ser estruturado e conter os seguintes itens, de acordo com as categorias abaixo:

a. Se resumo de pesquisa científica: Introdução (apresentando o tema, objetivos e justificativa), Metodologia, Discussão (apresentando os resultados e análise), Conclusão e Referências.

OBS.: Em metodologia, descrever modelo, procedimentos, participantes, instrumentos, análise estatística, entre outros aspectos que os autores considerarem relevantes.

b. Se relato de experiência/vivência: Introdução (apresentando o tema e objetivo), Metodologia, Discussão e Conclusão. Inserir seção de Referências se em ocasião fizer citações no corpo do resumo.

IV. É VEDADA a colocação de tabelas, gráficos ou outro tipo de ilustração no resumo.

V. A submissão, independentemente da modalidade exige a inscrição prévia do apresentador no site, sendo indeferido os resumos enviados por autores que não estiverem inscritos devidamente no evento.

VI. A quantidade de apresentações orais será limitada ao quantitativo máximo de apresentações de acordo com os critérios da comissão executiva, tendo em vista não prejudicar o apresentador por não dispor de estrutura física necessária.

 

6- REGRAS GERAIS PARA ELABORAÇÃO DO RESUMO

 

6.1- Solicitamos que escreva seu resumo em arquivo do tipo .doc (software Word®), devendo o elemento textual do resumo conter no máximo 500 palavras. Afim de facilitar a inserção dos elementos textuais na plataforma de inscrição e submissão de trabalhos;

6.2- O Resumo deve conter Título inserido logo na primeira linha do manuscrito, em Negrito, caixa alta, fonte Arial, tamanho 12, e centralizado;

6.3- Formatação: Margens: Superior (3cm), inferior (2cm), esquerda (3cm) e direita (2cm). Papel: A4;

6.4- Autores: Nomes dos autores completos (sem abreviação), itálico, tamanho 11, com dois espaçamentos simples após o título.

6.5- O orientador que deve ser incluído como um dos autores, se houver.

6.6- O elemento textual do resumo deve estar em alinhamento justificado e linguagem na norma culta.

6.7- A formatação do rodapé no arquivo doc. deve ser conforme a categoria do autor, maior titulação e vínculo atual se houver contendo no final do parágrafo o contato eletrônico de e-mail. No formulário on-line deve obrigatoriamente conter os contatos e-mail de todos os autores e coautores.

Exemplo de nota: Júlia Pires Markenzy¹

Nota de rodapé: ¹Enfermeira. Especialista. Docente na NOME DA IES. E-mail: jpm@provedor.com.br

6.8- Citar as referências bibliográficas no resumo, seguindo o modelo padrão gráfico adaptado para o Estilo de Vancouver. E informar no formulário eletrônico no campo específico as referências em ordem de apresentação e numeração no elemento textual.

6.9- O resumo deverá, ser salvo em arquivo no formato (.doc) e enviado no ato da submissão na opção de Upload de arquivo item final do formulário.

 

7- SUBMISSÃO DOS RESUMOS

 

7.1 – Para submissão dos trabalhos é necessário ter realizado previamente o preenchimento do formulário de Inscrição Individual presente no site do evento e estar devidamente inscrito no evento.

7.2- Após, preencher o formulário de cadastro do trabalho, a submissão será feita pelo site www.coaenf.com/2019 na aba de Inscrição, em seguida clicar em Submissão de Trabalho, segundo as regras deste regimento.

7.3- Em caso de duplicidade será considerado o último enviado.

7.4- O prazo final de envio dos trabalhos será às 23h59min do dia 31 de maio de 2019.

7.6- Só serão aceitos trabalhos cujos formulários de cadastro estejam corretamente preenchidos e cujo formato temático do resumo do trabalho enviado esteja de acordo com as especificações.

7.7- A lista dos trabalhos selecionados será divulgada até o dia 20 de julho de 2019 através dos e-mails cadastrados na submissão e pelo site www.coaenf.com/2019.

7.8 Disponibilizaremos dois modelos de resumos, um de relato de experiência e o outro de resumo científico no site do evento para guiar o participante na formulação.

 

8- DA ACEITAÇÃO DOS TRABALHOS

8.1- A Comissão Avaliadora será composta por convidados a serem escolhidos pela organização e esta será responsável por avaliar os resumos e as apresentações dos trabalhos.

8.2- A divulgação dos trabalhos aprovados será feita pelo site para domínio público e em ordem aleatória, determinada pela Comissão Avaliadora, não sendo os trabalhos classificados por nota.

8.3- Os trabalhos que tiverem enquadrados nas normas deste regimento serão aceitos, havendo limite apenas relacionados com a infraestrutura do local a ser realizado o encontro.

8.4- A Comissão Avaliadora é soberana, não havendo possibilidade de mudanças nos resultados.

 

9- DA APRESENTAÇÃO DOS TRABALHOS

 

9.1- Os autores dos trabalhos serão comunicados quanto à data e local da apresentação, bem como, de exposição, a partir do dia 20 de julho de 2019. Porém, os espaços para as apresentações já estarão datados em nossa programação, estando sujeitas a alterações com comunicação prévia.

9.2- As apresentações deverão ser realizadas nas datas e horários estabelecidos, não sendo permitidas mudanças.

9.3- Modalidade de Apresentação:

Apresentações Orais (Comunicação Coordenada)

I. A Secretaria Executiva do evento irá orientar o local das apresentações orais. O autor deve procurar a Comissão Organizadora no local do evento para as devidas orientações.

II. O autor responsável pela apresentação deve estar no local 60 (sessenta) minutos antes.

III. O apresentador/autor deverá assistir as demais apresentações dos eixos estabelecidos em seus horários e sala.

IV. A apresentação oral de cada trabalho será limitada em 10 (dez) minutos.

V. O autor/relator deverá entregar ao colaborador da sessão de comunicação coordenada a sua respectiva apresentação em Power Point conforme modelo disponibilizado no site do evento.

 

Cordialmente,

Comissão Científica do 4º Congresso Amazônico de Enfermagem

REGIMENTO PARA INSCRIÇÃO DE TRABALHOS CIENTÍFICOS